Geral

Cachoeiro deve decretar estado de emergência por conta das chuvas

A Defesa Civil municipal informou que a previsão é de que o nível do rio baixe entre 22h e 23h, mas deve voltar a subir durante a madrugada

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo, segue em estado de alerta após fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com a prefeitura, há risco de transbordamento do rio Itapemirim e, por conta disso, o município deve decretar estado de emergência

A Defesa Civil municipal informou que a previsão é de que o nível do rio baixe entre 22h e 23h, mas deve voltar a subir durante a madrugada desta sexta-feira (10), por volta de 4h. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Deslizamento de terra deixa seis desabrigados em Muniz Freire

>> Vitória lança campanha para ajudar vítimas de chuvas no ES

>> Homem é socorrido de helicóptero após se afogar em rio em Santa Leopoldina

Atualmente, 222 pessoas estão desalojadas no município. Até o momento, 67 famílias foram retiradas de casa e estão sendo acolhidas em um ginásio da comunidade, onde recebem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Prefeitura cria gabinete de crise

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cachoeiro

Por conta das chuvas, a Prefeitura de Cachoeiro anunciou a criação de um gabinete de gestão de crise para atender às ocorrências relatadas nas últimas horas no município. 

“O estado é de alerta em todo o município. A Defesa Civil Municipal informa que há pontos de inundação na área urbana e não descarta o risco de transbordamento ao longo da avenida Beira Rio e na região central”, informou a prefeitura por nota. 

A prefeitura também orientou moradores de áreas ribeirinhas a redobrarem a atenção e, em caso de necessidade, acionar os serviços de emergência e buscar locais seguros para se abrigarem. 

Parcial das ocorrências registradas nas últimas horas:

Bairro Guandu: inundações nas ruas Coronel Francisco Braga, Pedro Dias e Professor Quintiliano, com lojas invadidas pelas águas.
Bairro Coronel Borges: pontos de inundação.
Centro: queda de barreira com interdição na Ponte de Ferro.
Bairro Monte Cristo: rua cedeu e um carro despencou.
Bairro São Geraldo: Inundação de ruas.
Bairro Baiminas: inundação em casas na Rua Angelo Boss.
Bairro Boa Vista: registro de ponto de inundação.
Bairro Gilberto Machado: inundação no trevo da Unimed.
Ponte de Santa Fé: transbordamento de córrego com interdição da rodovia Cachoeiro x Muqui.