
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, instalou um novo sistema de videomonitoramento com mais de 200 câmeras de vigilância distribuídas pela cidade. A instalação aconteceu na última terça-feira (1º), junto à inauguração do Centro de Governança Municipal.
O Centro de Governança fica localizado no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”. Ao todo, o complexo conta com 203 câmeras, número cinco vezes maior que o anterior, que dispunha de 40 dispositivos.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A expectativa do município é que ao longo dos próximos meses, 274 câmeras sejam instaladas em pontos estratégicos da cidade, como praças, pontes e vias públicas para o monitoramento de 24 horas.
Câmeras fazem parte de cerco eletrônico
Alguns dos dispositivos adquiridos contam com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o que possibilitou a implantação de Cerco Eletrônico na cidade.
A ferramenta já é utilizada em outras cidades do país, como Porto Alegre, e até mesmo na capital Vitória. A intenção é identificar veículos furtados, roubados ou utilizados em atividades criminosas, e reduzir as ocorrências no local.
O vice-prefeito e secretário de Segurança do município, Ruy Guedes, celebrou a aquisição das câmeras e relatou que o monitoramento em tempo real é um forte aliado no combate ao crime.
“Com essa nova estrutura, poderemos ampliar a visão sobre a cidade e melhorar nossa capacidade de resposta aos incidentes, reforçando a prevenção e a solução de delitos. Além disso, a integração das forças de segurança em uma central única permitirá uma ação mais coordenada e eficaz”, declarou.
Já o prefeito Victor Coelho, destacou que a instalação das câmeras é um marco para a segurança pública do município.
“Estamos elevando o nível de vigilância a patamares sem precedentes em Cachoeiro, com uso de tecnologias avançadas, para garantir a proteção de nossos cidadãos. Com essa ação, fortalecemos o trabalho das forças de segurança, otimizando recursos e proporcionando uma resposta mais eficiente diante de situações de emergência”, afirmou.
Leia Também: Operação Frisson: Justiça quer que empresário do ES foragido seja extraditado