A coleta seletiva ganha novo reforço em Cachoeiro, com o início da implantação de pontos de entrega voluntária (PEVs) para descarte de resíduos recicláveis. O primeiro acaba de ser instalado no bairro Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), como parte do projeto municipal Vem Reciclar.
O coletor possui dois bags, onde os moradores podem depositar apenas o chamado lixo seco, materiais como plásticos, papelões e garrafas pet.
“Foi por essa comunidade que iniciamos o projeto de coleta seletiva em 2014. Os moradores já estão habituados com a iniciativa e, por isso, o bairro foi escolhido para experimentarmos essa nova frente do trabalho. Paralelamente, faremos ações de conscientização e orientação sobre o uso adequado desse equipamento”, salienta o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Stelzer.
Outros seis locais estratégicos receberão pontos de entrega, a princípio. “Planejamos implantá-los em outros bairros, como BNH de Baixo, Paraíso, Amarelo, São Geraldo e Santo Antônio, além de áreas da região central, como a Praça Jerônimo Monteiro. Mas, antes, precisamos estudar e acompanhar a evolução desse tipo de ação no bairro-piloto”, explica Stelzer.
Outras frentes de coleta seletiva
O Vem Reciclar conta, ainda, com outras frentes de atuação, como o cronograma semanal de recolhimento porta a porta nos bairros e o trabalho de coleta seletiva de lixos secos em 63 escolas municipais, duas particulares e uma federal, além de outras instituições, como o 9º Batalhão da Polícia Militar e a Legião da Boa Vontade (LBV).
Esses resíduos são destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, onde recebem o tratamento adequado e são vendidos a quilo. O lucro é revertido para os associados.