Geral

Cachoeiro elabora plano de trabalho para conseguir recursos federais

As prefeituras devem elencar as metas e prioridades para a aplicação do dinheiro a ser recebido

Foto: Divulgação

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul capixaba, está elaborando um plano de trabalho para obter recursos federais para restabelecimento e reconstrução, após a enchente do dia 25 de janeiro. A atividade é assessorada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que está com uma equipe em Cachoeiro, desde a última segunda-feira (2), para prestar atendimento aos municípios capixabas afetados por chuvas e inundações.

O governo federal disponibilizou R$ 900 milhões às cidades do sudeste atingidas por chuvas e enchentes ocorridas desde janeiro. Entretanto, para que os municípios consigam pleitear e ter acesso a esses recursos, é preciso produzir relatórios detalhados sobre os danos causados e o modo de aplicação da verba.

“Nós queremos agilizar a liberação dos recursos, e quanto mais próximo da perfeição esses relatórios estiverem, mais rápido a verba é liberada. Estamos à disposição para auxiliar Cachoeiro, que tem se destacado a nível nacional por ser um exemplo de zelo e boa gestão pública”, afirmou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Esta é a terceira rodada de encontros de orientação e consultoria da Defesa Civil estadual e nacional junto aos municípios capixabas. Nesta etapa, as prefeituras devem elencar as metas e prioridades de aplicação do dinheiro a ser recebido, informando em seus relatórios se precisam reconstruir pontes ou estradas, por exemplo, e o quanto necessitam para as intervenções, justificando com fotografias e outros comprovantes.

“Tivemos prejuízos enormes em infraestrutura, tanto na sede quanto no interior. Já conseguimos grandes avanços porque trabalhamos em várias frentes, mas os recursos federais certamente contribuirão de forma muito significativa para que superemos esse momento tão difícil”, completou o prefeito Victor Coelho.