A partir do próximo ano, Cachoeiro terá o dobro de câmeras para o videomonitoramento nas ruas. Serão adquiridas pela prefeitura mais 40 câmeras comuns, o que dobrará a quantidade em funcionamento hoje, além da compra de outras 10, com sistema Optical Character Recognition (OCR), que permite a identificação do número na placa dos veículos filmados.
A expectativa é de que a instalação das primeiras novas câmeras ocorra no próximo semestre. “As novas medidas da prefeitura preparam a estrutura do trabalho para que isso se reflita na melhoria na prestação do serviço ao cidadão. Com essa expansão, a segurança pública municipal aumenta sua capacidade de vigiar melhor a cidade”, destaca secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Junior.
Nesta semana, o secretário visitou outras cidades no sul do estado para conhecer mais detalhes sobre o videomonitoramento nessas regiões, como: Marataízes, onde o trabalho de instalação de câmeras está previsto para ficar pronto em 30 dias. Há projeto já implementado em Itapemirim, e o sistema foi apresentado pela equipe da prefeitura. Cachoeiro pretende avaliar as referências na otimização dos trabalhos em sua própria rede.
Frota própria
Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) terá frota própria de viaturas. As oito viaturas utilizadas atualmente são locadas. Todas elas serão substituídas, e haverá acréscimo de outras duas. A previsão é de que os novos veículos já estejam nas ruas da cidade até o fim deste mês.
As dez viaturas adquiridas têm a vantagem de um item muito importante para a segurança: o cofre na parte traseira, que impede o contato entre a pessoa detida e demais ocupantes, como a testemunha, o guarda municipal e a vítima.