Uma história triste pode ter um final feliz em Viana. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) informou que 192 cães resgatados na quarta-feira (4) de um canil clandestino no município serão disponibilizados para adoção.
De acordo com a secretaria, 12 animais identificados com doenças foram recolhidos pela equipe do É o Bicho!, programa de bem-estar animal da SEMMA. Logo depois, serão castrados e microchipados para seguirem para a adoção.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os demais 180 animais foram recolhidos pela Comissão Parlamentar e pela Sociedade Protetora dos Animais, e encaminhados para abrigos em Vitória e Vila Velha.
Os cães, que são das raças shih-tzu, chihuahua, yorkshire, buldogue e spitz, viviam em situação de maus-tratos em canil localizado na região de São Paulo de Viana. Um dos proprietários do canil abriu mão dos animais e fez doação voluntária dos animais.
Cães adultos e filhotes foram resgatados por uma equipe da SEMMA com apoio da Guarda Civil Municipal de Viana, Comissão Parlamentar de Investigação dós Maus-Tratos da Assembleia Legislativa e Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Viana, Luiz Guilherme da Cruz, a equipe da Prefeitura de Viana fez o apoio à fiscalização da Polícia Militar Ambiental. Ao analisar os autos, decidiu por retornar ao local do canil clandestino e recolher os animais.
“Os animais recolhidos pela prefeitura seguem para o rancho Bela Vista, com o qual temos parceria, para tratamento e posterior adoção. Os demais serão encaminhados a lares temporários e também tratados para posterior adoção. Vale ressaltar que todos os processos administrativos estão sendo realizados, devido à adoção voluntária do dono dos animais”, disse.
Leia Também: Polícia resgata mais de 140 cães com sinais de maus-tratos em canil irregular no ES