Uma cadela e um filhote, vítimas de maus-tratos, foram resgatados em Linhares, no Norte do Estado. Após denúncias, a prefeitura esteve no local e confirmou que os cães estavam magros, sem alimentação e água para consumo.
Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, a equipe tentou contato com a tutora desde segunda-feira (14). No entanto, só obteve o resultado positivo no início da tarde desta terça-feira (15), quando a mulher entregou voluntariamente os cães.
De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, a cadela e o filhote foram encontrados sem alimento e água para consumo, além de estarem muito magros.
Apesar da situação dos animais, a tutora não precisou ser detida, nem recebeu multa por entregar, de forma voluntária, os animais.
Segundo Jamara, em caso de resgate, sem entrega voluntária, o responsável fica sujeito à multa de até R$ 4,4 mil por animal encontrado. Além disso, o tutor pode ser penalizado com até 4 anos de detenção em regime fechado.
Os cães resgatados foram encaminhados à Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras, para atendimento veterinário e, posteriormente, irão para um lar permanente, após adoção já realizada.
Como denunciar
Para denunciar casos de maus-tratos a animais ou atividades ambientais irregulares, basta acessar o campo “Denúncias Ambientais”, no site oficial da Prefeitura de Linhares. Em seguida, é necessário clicar na aba “Nova Solicitação”, clicar em “Denúncia” e selecionar a atividade a ser denunciada. É possível também inserir fotos e outros arquivos que contribuem para a identificação da atividade irregular. Também é possível realizar denúncia por meio do telefone (27) 3372 2067.