Geral

Café produzido em Pedra Azul serve refeições da família real da Noruega

Da produção anual de 500 quilos, 10% vão para a realeza

Café produzido em Pedra Azul serve refeições da família real da Noruega

Há mais de seis anos, o café do Espírito Santo faz parte das refeições da realeza, no Palácio de Oslo, Noruega. O café orgânico Heimen é produzido na fazenda do empresário norueguês radicado no Brasil Erling Sven Lorentzen. Ele plantou 8.000 pés de café arábica, adubados com esterco dos cavalos da raça fjord, de origem norueguesa, em Pedra Azul.

Da produção anual de 500 quilos, apenas 10% vão para a realeza. Em novembro de 2015 a equipe técnica da propriedade rural participou, a convite do empresário, de uma missão no país nórdico com o objetivo de expandir os negócios para além dos aposentos reais.

O degustador e barista Vagner Uliana avalia que a boa aceitação dos noruegueses aponta que a produção do Heimen Coffee está no caminho certo. 

“Nossos procedimentos na plantação e no pós-colheita estão resultando num produto de qualidade superior. Temos um modelo de produção orgânica que pode ser reproduzido por qualquer produtor e estamos sempre à disposição dos produtores, especialmente os menores, para dividir nossa experiência, fortalecer o setor e divulgar a qualidade do café das montanhas capixabas”.