Dono de uma voz tranquila e conversa agradável, Sr. Fernando de Souza, de 57 anos, é figura carimbada na região. Responsável por drinks cheios de sabor, ele começou a vida como ambulante vendendo uma caixa de cerveja doada por amigos. E como todo vendedor que se preze, está na praia mesmo que tenha apenas um cliente. O clima determina a rotina e, se não está chovendo, ele está lá durante todo ano.
Sr. Fernando foi uns dos primeiros ambulantes da região da Enseada Azul, que inclui além da Praia da Bacutia, as praias de Peracanga e de Guaibura, acompanhou o desenvolvimento do local e o aumento no número de vendedores. Ele é do tipo que não tem medo de trabalho e explica que foi se adequando às regras para os ambulantes e orgulha-se da profissão. Para quem começou saindo de Maembá, puxando o carrinho de trabalho a pé por longos cinco anos e aproximadamente 7 km (para ir, e outros sete para voltar), seguido de uma carroça e um cavalo, até ter um veículo que, enfim, facilitasse o deslocamento, os percalços fazem parte do trabalho. “Já sofri muito, mas foi daqui que veio o meu sustento, dos meus filhos e muita alegria também”, lembrou.
Ao longo dessas quatro décadas, a “Caipifruta do Fernando” ultrapassou barreiras e, hoje, ele leva o serviço para festas e eventos. Isso sem contar os turistas que vêm de todo o país e até de fora para conhecer as delícias preparadas à base de bebidas destiladas e frutas.