Geral

Caiu de novo? Usuários voltam a relatar problemas no Whatsapp, Instagram e Facebook

Segundo dados do site DownDetector, os relatos de instabilidade nos aplicativos começaram por volta das 16h desta sexta-feira (08)

Foto: Reprodução/Pexels

Os usuários do Whatsapp, Instagram e Facebook voltaram a relatar instabilidades nas plataformas na tarde desta sexta-feira (08). No inicio da semana, os aplicativos apresentaram problemas e ficaram mais de seis horas fora do ar. 

No site DownDetector, que reúne relatos de falha em aplicativos e redes sociais, os problemas nos três serviços começaram a ser relatados por volta das 16h. A instabilidade parece, mais uma vez, ter afetado usuários de todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp caiu? Veja outros aplicativos de mensagens gratuitos

Entre os problemas descritos pelos usuários no site estão a dificuldade para enviar mensagens pelo Whatsapp, o não carregamento de postagens e a instabilidade no aplicativo móvel do Instagram e as falhas de conexão no Facebook.

Veja os gráficos do número de relatos nas últimas 24 horas:

Foto: DownDetector

Foto: DownDetector

Foto: DownDetector

Redes sociais apresentam instabilidade pela segunda vez em cinco dias

Na última segunda-feira (04), as redes sociais caíram por mais de seis horas. Segundo a companhia, a pane global foi causada por erro interno durante um “trabalho de manutenção de rotina” e não foram encontradas evidências de que dados de usuários foram comprometidos.

Em nota, a empresa de Mark Zuckerberg informou que as alterações de configuração mudaram a forma com que os centros de processamento de dados da rede se comunicavam, o que causou um “efeito cascata” capaz de derrubar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram. 

LEIA TAMBÉM: Pane no WhatsApp e redes sociais gerou prejuízo de R$ 10 milhões ao comércio do ES

Segundo o vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, o apagão de segunda-feira também afetou os serviços internos, o que dificultou o diagnóstico.

“Durante um trabalho de manutenção de rotina, um comando foi emitido com a intenção de avaliar a disponibilidade da capacidade global de backbone, que involuntariamente derrubou todas as conexões em nossa rede”, afirmou.

Durante o problema, Zuckerberg, dono do grupo, teve uma perda estimada de US$ 5,9 bilhões em sua fortuna pessoal. A queda ocorreu numa onda de retração das ações de empresas de tecnologia, mas a rede de Zuckerberg ficou abaixo do patamar das concorrentes, que viram reduções no valor dos papeis de 2,8%.

LEIA TAMBÉM: Apagão: entenda as falhas no WhatsApp, Facebook e Instagram e o que ainda falta explicar

No Twitter, usuários não deixaram de comentar sobre a nova instabilidade desta sexta-feira:

*Com informações do Estadão Conteúdo. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.