Uma calçada em Jardim da Penha, Vitória, está trazendo transtornos para moradores do bairro. Somente nesta semana, a calçada da Francisco Generoso da Fonseca fez três vítimas. O local apresenta vários desníveis, ressaltos e buracos. O ponto mais crítico é próximo a uma árvore, a distância entre o vegetal e a calçada é de cerca de 49 centímetros. Cadeirantes e carrinhos de bebê são impedidos de passar.
Nesse mesmo trecho a aposentada Nadir Scarpini, sofreu duas quedas, uma em 2010 quando fraturou um braço, e outra na semana passada que resultou em ferimentos no rosto e nas mãos. “Não fui só eu quem caiu, foi muita gente. Eles têm de desmanchar a calçada e retirar as raízes, para ficar uma coisa bem feita”, falou a aposentada.
Outras pessoas também preferem passar pela rua ao invés de usar a calçada. “Eu passo mais na rua, que lá eu não caio”, contou a moradora Lurdes de Souza.
A calçada pertence à Companhia Nacional de Abastecimento, um órgão federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Prefeitura de Vitória informou que fiscais já notificaram a União para que seja feita uma reforma no local. Se a obra não acontecer o órgão poderá ser multado. A União informou, por nota, que não foi notificada até o momento pela prefeitura.