Muito calor e pouca chuva. Essa é a previsão para a última semana do ano no Espírito Santo, na virada da estação, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As comemorações de Natal e Ano Novo estarão sob altas temperaturas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com a chegada do verão, já havia expectativa de clima quente. No entanto, o que pode agravar essa situação é a falta de chuva. Em entrevista ao Folha Vitória, o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou o fenômeno.
“Já estamos com as características do verão. A expectativa é que na última semana do ano as temperaturas aumentem em, pelo menos, 2ºC. Geralmente, nessa época, é comum chover. Mas não tivemos formação da zona de convergência do Atlântico Sul, responsável por trazer as chuvas intensas. Essa última semana do ano será quente”, informa.
LEIA TAMBÉM: Praia acessível: onde tem banho de mar inclusivo e quem pode usar
Onda de calor no Espírito Santo
Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor para alguns municípios do Espírito Santo. Diante da situação, a temperatura pode ficar 5 °C acima da média, válido até o domingo (17).
O calorão deve atingir, pelo menos, 46 municípios do Estado. Muitos deles são localizados na região da divisa de Minas Gerais.