Foi aprovada na Câmara Municipal de Colatina, na última semana, o projeto de lei do vereador Charles Luppi, que dispõe sobre a implantação do programa de lições de primeiros socorros na educação básica da rede escolar em todo município de Colatina.
Será oferecida capacitação de professores e funcionários em primeiros socorros na proporção mínima de 1/3 de seu contingente ou ao menos todo o contingente de professores e demais funcionários que ficam em contato direto com as crianças.
O projeto estabelece que os cursos deverão ser ministrados por profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação ou através de parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que poderão ser médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, militares do Corpo de Bombeiros, sem qualquer custo para o município.
Os cursos serão ministrados de acordo com o dispositivo no manual de primeiros socorros da Anvisa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A carga horária de treinamento será determinada pela Secretaria Municipal de Saúde ou Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o projeto, será obrigatório a reciclagem a cada dois anos.
Os professores e funcionários das escolas poderão candidatar-se voluntariamente para participar dos treinamentos em primeiros socorros. O projeto segue para a sanção do prefeito Sérgio Meneguelli.