Geral

Coronavírus faz Câmara de Linhares adiantar férias de funcionários

Decreto vai diminuir o número de pessoas circulando na câmara nos próximos dias

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Linhares
O pessoal liberado só deve retornar no próximo mês.

A Câmara dos Vereadores de Linhares adotou uma medida para evitar uma possível proliferação do coronavírus. A Casa antecipou as férias de servidores e funcionários que já cumpriram o período aquisitivo, correspondente a 12 meses.

A decisão foi assinada na tarde desta terça-feira (17) pelo presidente da Câmara de Linhares, o vereador Ricardo Bonomo. “O município tem um caso confirmado da doença e quase 20 suspeitas em investigação. Nesse momento, a gente precisa trabalhar para evitar, o máximo possível, aglomerações de pessoas. Por isso, decidimos liberar o pessoal que estava com férias para vencer ou vencidas”, esclarece Bonomo.

O presidente explicou que as férias de vários funcionários do legislativo já estavam marcadas para outros meses do ano. Mas tiveram de ser adiantadas por conta do avanço do coronavírus no estado, que até essa terça-feira (17) tinha oito casos confirmados da doença e 341 em investigação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os funcionários que ocupam cargos de direção, os lotados na Procuradoria Geral da Câmara e os cedidos pela Prefeitura de Linhares não entraram no decreto, que já está em vigor. O pessoal liberado deve retornar, somente, no dia 2 de abril.

A câmara já havia adotado uma medida para evitar a disseminação do vírus. As sessões ordinárias, que acontecem às segundas-feiras, estão fechadas ao público. No plenário da casa só são permitidos funcionários e vereadores. Mas as audiências são transmitidas ao vivo pelas redes sociais do legislativo municipal e podem ser acompanhas pela população.