Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída após Araceli Cabrera, uma menina de 8 anos, ser sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória nessa mesma data, em 1973.
Para conscientizar a sociedade sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a praia de Camburi irá receber, no próximo domingo (20), a partir das 8 horas, mais uma mobilização do Fórum Araceli. A concentração será no segundo bolsão de estacionamento, em frente ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
Mobilização
Com o tema “Eu Protejo”, diversas atividades intersetoriais estão sendo realizadas em vários equipamentos da administração municipal durante o mês de maio com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressalta Patricia Hulle, membro do Fórum Araceli.
Caso Araceli
Há exatamente 45 anos, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi assassinada em Vitória, num dos mais brutais crimes contra criança da história do Brasil.
O corpo, desfigurado, com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois. A data de sua morte tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de lei sancionada pelo Congresso Nacional no ano de 2000.
Serviço
Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Data: domingo (20), a partir das 8 horas
Local: concentração no segundo bolsão de estacionamento, próximo ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi
Promoção: Fórum Araceli
Parceiros: PMV, AJUDES, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Avalanche Missões, Feelin Promoções e Eventos.