Um homem foi flagrado em um ato de vandalismo no último sábado (10), próximo à Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Uma câmera de videomonitoramento da região registrou toda a ação. Veja o vídeo na íntegra:
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem chega no local com um carro de carroceria adaptada. Logo depois, ele desce do veículo e chuta uma caixa de lixo no chão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Não satisfeito, ele chuta uma lixeira e faz ainda uma dancinha de comemoração. Em seguida, ele volta para o carro adaptado, dá ré e derruba uma placa de sinalização.
Algumas pessoas observam a ação e se revoltam. O suspeito empurra um dos homens e, então, começa uma confusão generalizada no local.
Diante do conflito, o vândalo foge e as outras pessoas envolvidas na confusão decidem jogar lixo e depredar o carro do suspeito. Minutos depois, a Polícia Militar chega e o veículo é guinchado.
Comerciantes afirmam que a insegurança na região aumenta a cada dia.
“A insegurança na região do Centro de Vitória é grande por conta dos moradores de rua. Causa transtornos, assaltos e muitos outros problemas. Eles destroem lixeiras, patrimônios públicos, fiação de telefone, entre outras coisas”, desabafou um dos comerciantes.
O que dizem as autoridades
A Secretaria de Segurança Urbana informou, por meio de nota, que o Centro de Vitória conta, atualmente, com 58 câmeras de videomonitoramento na região e que agentes de todos os grupamentos da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) atuam diariamente em toda a região do Centro.
Já a Prefeitura de Vitória afirma que ampliou o número de vagas na rede socioassistencial para pessoas em situação de rua. O atendimento inicial é feito pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas).
Entretanto, o serviço não realiza a retirada compulsória de pessoas em situação de rua dos espaços.
O Seas presta atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h até 00h e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h, podendo ser acionado pelo 156.
*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV