Geral

Câmeras vão flagrar motoristas que usarem celular no trânsito de Vila Velha

Infrações como uso do celular, avanço de sinal, paradas irregulares e o não uso do cinto de segurança poderão gerar multa

Câmeras vão flagrar motoristas que usarem celular no trânsito de Vila Velha

Os motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Vila Velha vão precisam redobrar a atenção no município. A partir de março, as principais vias da cidade serão fiscalizadas por câmeras e vão multar os condutores que cometerem infrações, como o não uso do cinto, conversões irregulares e até o uso do celular enquanto dirigem.

De acordo com o secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Júnior, a medida é regulamentada e a fiscalização por meio das câmeras visa reduzir o número de acidentes ocorridos no município. “Em função da quantidade de acidentes, resolvemos usar os recursis disponíveis, pois não conseguimos ter agentes durante 24 por dia em toda a cidade”, disse.

O secretário também explica que a norma determina que as infrações só poderão ser multadas quando flagradas no momento em que acontece. Dessa forma, imagens gravadas não poderão ter uma análise posterior para a aplicação de multas. “A placa do veículo infrator será reconhecida pelas imagens e a multa será aplicada”, salienta.

A ação humana na hora de acompanhar as imagens será um ponto favorável. O secretário ressalta que a diferença entre a fiscalização pelas câmeras e um radar é que este modelo aplicado em Vila Velha vai analisar questões de segurança para os condutores. “Se um motorista avançar o sinal e for identificado que foi por motivo de segurança, os agentes estão preparados para não aplicar a multa nestes casos”, explica.

As fiscalizações vão acontecer em dois pontos da Rodovia Carlos Lindenberg, nos bairros Garoto e Aribiri, nos pontos de encontro da Avenida Hugo Musso com a Avenida Champagnat, na Praia da Costa; no cruzamento da Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha, na Glória; na Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, na altura da Rua Belo Horizonte, em Itapuã; e na Avenida Leila Diniz, em Novo México, serão as próximas vias do município a serem fiscalizadas por câmera.

Após uma campanha de educação no trânsito nos locais fiscalizados durante aproximadamente 30 dias, os agentes de trânsito começarão a fiscalizar a via, com a possibilidade de autuações por estacionamento irregular, avanço de sinal, faixa de pedestre, conversões proibidas, além de outras infrações de trânsito. Mas para validar a infração o agente deve constar no auto que a emissão foi por videomonitoramento.

Fiscalização em Vitória

Na capital capixaba, as câmeras também serão usadas para fiscalização da Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus que deve ser implantada na Avenida Dante Michelini, em Camburi. Ao todo, 16 câmeras farão o monitoramento.

Também poderão trafegar na faixa ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus. As câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.