O município de Marataízes se prepara para receber os amantes de caminhada de vários lugares do Brasil, para a tradicional Caminhada Litorânea, que chega em sua 12ª edição, e neste ano celebrará os 200 anos da Revolução Pernambucana, em homenagem ao herói capixaba Domingos José Martins.
O evento será realizado no dia 28 de janeiro e está previsto para começar às 7h, no centro de Marataízes, de onde seguem para a Praia de Boa Vista, na região das falésias, dando início a caminhada.
Durante a caminhada o grupo tem o privilégio de contemplar as belezas naturais, em especial os paredões com mais de 40 metros de altura das falésias, considerado um dos cartões postais mais belos de Marataízes. Todo percurso é de pouco mais de 13 quilômetros pela areia até chegar de volta na praia central de Marataízes. A chegada está prevista para as 11h30, quando o grupo será recebido com uma confraternização e uma apresentação musical.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Casa do Artesão de Marataízes; no shopping Villa Mix, em Cachoeiro; ou pela internet no site da ONG Caminhadas e Trilhas, organizadora do evento. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem da caminhada este ano. Os primeiros 300 inscritos receberão a camisa do evento.
Revolução Pernambucana
A Revolução Pernambucana foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido em Pernambuco em 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do Período Colonial Brasileiro, e por muitos considerado o movimento precursor da Independência do Brasil em 1822.
Domingos José Martins nasceu em 05 de maio de 1781, em Marataízes ES, exatamente no Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes. Foi o maior líder da Revolução Pernambucana, e após o movimento ter sido sufocado, foi fuzilado no Campo de Pólvora, e, Salvador BA.
Mesmo tendo a sua frase sido cortada pelos tiros, “Morro pela Liberd…”, seu ideal de liberdade ficou vivo e ajudou a Independência do Brasil. Desde 2011, por Lei Federal, é Herói Nacional e seu nome está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.