Geral

Caminhão da Língua Portuguesa movimenta fim de semana em Vila Velha

A exposição itinerante "Energia da Língua Portuguesa" leva aos capixabas, de forma gratuita, informação e entretenimento.

Foto: Bianca Vailant

O fim de semana do capixaba promete ser cheio de informação e curiosidades sobre a nossa língua! A exposição itinerante, “Energia da Língua Portuguesa”, ocorre no estacionamento do Shopping Vila Velha, das 12h às 21 horas. A ação, promovida pela EDP,  já percorreu 18 cidades em oito estados do país e foi visitada por mais de 23 mil pessoas.

Na exposição, os visitantes podem conhecer mais sobre os países que falam a língua portuguesa. Também será possível entender as diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, e curiosidades sobre as expressões do idioma, que é o quinto mais falado no mundo.

“A EDP está trazendo o Caminhão da Língua Portuguesa para Vila Velha. Uma exposição itinerante com 300 m², que contribui para a valorização da Língua Portuguesa. Nessa exposição poderemos conhecer as peculiaridades da língua de forma interativa”, explicou o gestor de Poder Público e Grandes Clientes da EDP, Jorge Guerrero.

As atrações disponíveis são muitas. No espaço interno do projeto, por exemplo, o visitante poderá encontrar várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa. Em um visor de 360°, os países que falam português poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

O visitante poderá se divertir numa piscina de letrinhas; colar na pele palavras e trechos de poemas; e decorar painéis com carimbos, como fez a família do professor de literatura, Leonardo Lúcio Vieira Machado. “Eu acho muito importante a realização de eventos como esses, porque mostra para as pessoas o alcance da língua portuguesa. Nós às vezes não temos noção de que é a quinta língua mais falada do mundo”, disse.

Foto: Bianca Vailant
Leonardo, Lucyenne e os filhos, Miguel e Helena aproveitam os espaços da exposição.

Leonardo e a esposa, que também é professora, Lucyenne Matos Vieira Machado, levaram os filhos Miguel e Helena, de oito e dois anos, para aproveitar a exposição. Assim como a família Machado, que participou do soletrando e saiu da exposição com obras clássicas da nossa literatura, outras pessoas passaram pelo local e disseram ter gostado do que viram.

Foi o caso da professora de inglês, Cristiana Schutz. Ela e o filho Mathias, de 11 anos, passaram por todas as sessões da exposição e também garantiram o brinde. “Eu achei a exposição bastante interessante. A parte que eu mais gostei foi de jogar e ganhar esse livro, gosto muito de ler”, falou o estudante.

A mãe do jovem reforçou a importância de trabalhar a língua para fortalecer a identidade de um povo. “A língua é a representação de um povo, e o português é uma língua muito bonita. Acho muito legal a EDP trazer uma experiência como essa para a gente”, destacou a professora.

Foto: Bianca Vailant
Mathias comemora o livro que ganhou no soletrando.

Além das exposições, no domingo, às 19 horas, o painel de LED que fica na área externa do caminhão se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira.

Museu da Língua Portuguesa

A EDP é a principal patrocinadora da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em dezembro de 2015. O investimento é de R$ 20 milhões ao longo de quatro anos – o que representa 26% do orçamento da obra. A reabertura do Museu está prevista para o primeiro semestre de 2020.

E para trazer para os capixabas a experiência do Museu, o espaço ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’, instalado dentro do caminhão, trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

Ficou interessado na exposição? Veja abaixo os horários e se programe para conhecer um pouco mais sobre a nossa língua! E não se esqueça, todas as atividades são gratuitas.

Dias: 27 e 28 de julho

Local: estacionamento do Shopping Velha Velha, ES – Av Luciano das Neves, 2418

Horário de funcionamento: 12h – 21h

Cinema no sábado: 19h30

Cinema no domingo: 18h