Geral

Campanha contra gripe deve vacinar mais de 800 mil pessoas no Estado

Começou nesta terça-feira (22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A vacinação contemplará, neste ano, 834.168 pessoas no Espírito Santo, incluídas entre o público prioritário.

A meta é vacinar 80% da população considerada de maior risco para o vírus, incluindo crianças de seis meses a menores cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, funcionários do sistema prisional, mulheres que deram luz há menos de 45 dias e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis (diabete, hipertensão e asma).

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do Estado. No próximo sábado (26), será promovido o Dia de Mobilização Nacional, no qual os postos ficarão abertos excepcionalmente para atender a demanda.

A vacinação vai até o dia 9 de maio. Em 2013, 501.666 pessoas foram vacinadas contra a gripe no Estado, o que representou uma cobertura de 89%, superando a meta do Ministério da Saúde.

Entre os efeitos colateirais da vacina estão dores de cabeça e estado febril leve, que podem ocorrer em alguns casos, o que é normal. A contraindicação é para pessoas febris, com doenças neurológicas e com alergia a ovo. Neste caso, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina.