Geral

Campanha ‘Vilões do Esgoto’ orienta a população sobre cuidados em casa

O fio dental, fios de cabelo e papel higiênico podem prejudicar a cidade toda ao entupir os encanamentos, e por isso, a Odebrecht Ambiental realiza a campanha educativa

O objetivo da campanha é orientar a população quantos aos riscos de entupimento na rede de esgoto Foto: ​Divulgação

Nesta semana, teve início a campanha ‘Vilões do Esgoto’, promovida pela Odebrecht Ambiental, alertando a população de Cachoeiro de Itapemirim para a importância de não jogar no vaso sanitário e em pias materiais que possam causar entupimento da rede de esgoto, como: fio dental, cabelo, entre outros. 

De acordo com a responsável pela área de Comunicação da Odebrecht Ambiental, Rosa Malena Gomes Carvalho, na campanha educativa, a empresa destaca que na área urbana de Cachoeiro mais de 99% da população é abastecida com água de qualidade, e 98% dos esgotos são coletados e tratados. 

A campanha enfatiza, ainda, que o compromisso da empresa é garantir qualidade de vida, mas que há uma ameaça que só a população pode combater: fio dental, papel higiênico e até os fios de cabelo. Eles podem prejudicar toda a cidade ao entupir encanamentos e provocar extravasamentos, que é retorno de esgoto para dentro dos imóveis.

O fio dental, por exemplo, quando jogado no vaso sanitário ou no ralo da pia, se transforma numa grande rede que agarra em outros dejetos, entupindo e danificando o encanamento. Uma atitude simples, que é jogar o fio dental no lixo, evita o problema. Por sua vez, os fios do cabelo vão deslizando pelo ralo do chuveiro e se juntando, formando uma grande bola, que entope a rede e prende tudo o que passa por ali. A dica da campanha, então, é não deixar que os fios se juntem no ralo, recolhendo e descartando na lata de lixo.