Motivar a separação do lixo e a reciclagem entre os cidadãos, apoiando os catadores de resíduos da Grande Vitória. Esse é o objetivo de uma campanha lançada pelo grupo Fraternidade e Vida, que faz parte da Pastoral da Ecologia. A campanha “Lixo que vira Pão” será realizada a partir desta terça-feira (1º) até o dia 4 de outubro, período em que é celebrado o movimento mundial ecumênico “Tempo da Criação”.
“É um tempo em que cristãos de todo o mundo estarão agradecendo a Deus pelos dons da criação, pela Mãe Terra — que o Papa Francisco chama de ‘Casa Comum’ — e nos reconciliando com todas as criaturas”, explicou Zezé Roque, uma das organizadoras da campanha.
Durante esse período, várias igrejas e organizações convocam todos a refletir sobre ações e atitudes que as pessoas têm tido frente ao planeta Terra e a todos os seres vivos. “É tempo para refletir sobre decisões corajosas que orientem o planeta para a vida”, diz o convite do Vaticano.
Inspirada nessa convocação, a campanha “Lixo que vira Pão” visa reunir testemunhos de cidadãos que já separam corretamente o seu lixo seco e úmido, entregando resíduos limpos para os catadores. Para isso, a organização pede para que as pessoas gravem um vídeo, falando como e por que fazem a separação do lixo em casa, e publiquem, na próxima quarta-feira (2), em suas redes sociais, com as hashtags #TempoDaCriação e #lixoquevirapão. O objetivo da ação é estimular que outras pessoas adotem a mesma prática.
“Queremos mostrar que, ao separar corretamente o lixo, estamos cuidando do nosso planeta e também ajudando os catadores a ganhar o seu pão. É dos materiais recicláveis que dezenas de famílias tiram seu sustento, seu pão”, ressalta Zezé Roque.
“No nosso lixo nós temos muitos recicláveis, muitas coisas que podem servir de matéria-prima. Mas a gente tem que limpar. Se você não limpar, se você misturar, se você contaminar o lixo, ele não vai virar pão. Mas se a gente cuidar do nosso lixo direitinho — limpar, colocar em uma sacola e entregar para o catador —, aí esse milagre vai acontecer. O lixo vai virar pão”, completou a organizadora da campanha.
A ação tem o apoio do Movimento Católico Global pelo Clima, do Convento da Penha e do Grupo Separe Seu Lixo. Uma das metas é ampliar a coleta de resíduos recicláveis a serem enviados diretamente às associações de recicladores de Vila Velha, no dia 4 de outubro.
Além da ação massiva de compartilhamento das publicações nas redes sociais, a campanha prevê a publicação diária de vídeos de voluntários e de outras pessoas envolvidas na campanha. As publicações diárias serão feitas nas redes sociais do Convento da Penha e do Grupo Separe Seu Lixo. Na quarta-feira, será publicado o vídeo de testemunho do Frei Paulo, guardião do Convento.