Geral

Campo Grande e Itacibá terão barreiras sanitárias a partir desta sexta-feira

Segundo a prefeitura do município, as barreiras foram pensadas para estar em locais que possuam uma grande circulação de pessoas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir desta sexta-feira (8), o município de Cariacica passará a ter duas barreiras sanitárias. Segundo a prefeitura, a abordagem vai ocorrer de segunda a sábado, das 7h às 11h e das 15h às 18h em dois pontos: em Itacibá, próximo ao Ifes e, em Campo Grande, na entrada da avenida Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim. 

A ação, que ocorrerá por tempo indeterminado, será feita por equipes da Vigilância Sanitária do município e por profissionais da Secretaria de Defesa Social. O objetivo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é ajudar na orientação e na verificação do estado de saúde de motoristas e passageiros em relação ao coronavírus, além de orientar sobre a importância do isolamento social. 

Na abordagem, os fiscalizadores vão aferir a temperatura e dar orientações. Também será feito um questionário, perguntando o nome, o município em que as pessoas residem e se alguém apresenta sintomas da covid-19.

Se os agentes perceberem algum caso suspeito, a pessoa será orientada a ficar em isolamento por 14 dias. Caso algum cidadão apresente temperatura superior a 37.7º, será orientado a buscar atendimento em uma unidade de saúde.

“Durante o questionário, se for relatado falta de ar e for confirmado febre alta, o cidadão será orientado procurar um dos nossos prontos atendimentos”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando César Teixeira.

As barreiras foram pensadas para estar em locais que possuam uma grande circulação de pessoas, e estejam na região de bairros com grande número de casos positivos.