A maioria das cidades atingidas pela neve no inverno luta para se livrar deste “fardo”, se mantendo operante apesar dos transtornos. Para uma cidade canadense, a solução pode estar na utilização criativa dos efeitos das baixas tempraturas.
Em vez de simplesmente tentar sobreviver aos incômodos do frio, a cidade de Edmonton está tentando transformá-los em uma vantagem.
Com uma temperatura média de -12ºC no auge do inverno, e com sete pistas públicas de patinação ao ar livre, Edmonton, em Alberta, está acostumada com o frio.
Mas agora a cidade está considerando inundar uma via de 11 km criando uma imensa pista de gelo por onde os moradores possam se locomover usando patins.
É o chamado Freezeway. Os organizadores estão planejando um projeto piloto já no próximo inverno. A premissa surgiu anos atrás, com um comentário feito por um líder comunitário com uma inclinação ambiental.
Os custos da proposta não estão claros. estima que o Freezeway custaria entre US$ 16-US$400/metro – que poderia ser paga com crowdsourcing ou patrocínio de empresas.