Geral

Canal na Praia da Costa terá parque com pista de skate e quadras

Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, conversou com a coluna De Olho no Poder e falou não apenas da nova estrutura, como também de outras obras

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), vai assinar nesta terça-feira (7), ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), a ordem de serviço que marca o início das obras do fechamento do Canal da Costa

Sobre o canal será construído um parque linear com espaço infantil, academia, quadra de tênis, quadra poliesportiva, campo de grama sintética, pista de skate e estacionamento.

O anúncio será feito às 18h, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa.

Em entrevista à jornalista Fabi Tostes, colunista da coluna De Olho no Poder, Arnaldinho também citou outras obras que serão realizadas e entregues durante o segundo mandato dele.

LEIA TAMBÉM:

> Lula fará série de atos sobre ataques golpistas do 8 de janeiro na quarta-feira

> Presidente da OAB-ES anuncia desconto em taxas para advogados

> Barroso exalta Fernanda Torres e mensagem de “Ainda Estou Aqui”

As tampas do Canal da Costa, que ofereciam risco às pessoas que circulam pelo local, foram retiradas para a limpeza e desassoreamento do canal. Agora, o Estado e a prefeitura vão realizar o fechamento para a execução das obras. 

O projeto, apresentado aos moradores em 2 de julho de 2024, foi elaborado para permitir, mesmo com a nova cobertura e implantação do parque linear, a manutenção e limpeza do canal, de forma adequada e regular.

Segundo a prefeitura, a galeria será composta por duas células, cada uma medindo 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura, com uma extensão de 2,15 quilômetros, e vai proporcionar melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa.

No local onde será construído o parque linear haverá estacionamento com vagas para 32 carros, 23 motos e bicicletas, além de espaço para motorhomes, academia ao ar livre e demais mobiliários urbanos.

Binário na Rodovia do Sol

A fim de melhorar a mobilidade urbana na cidade, Arnaldinho disse que diversos projetos estão em andamento, como o binário da Rodovia do Sol, no trecho entre o Shopping Boulevard e o Hospital Santa Mônica.

Além disso, o prefeito anunciou a construção de 25 km de ciclovia pela orla de Vila Velha, que vai interligar todas as praias, e a inauguração da Ponte da Madalena, que acontecerá no próximo dia 18 e contará também com um novo calçadão até o bairro Jockey de Itaparica.

Outras duas obras que são prioritárias na cidade são a construção de calçadão e pavimentação do trecho que liga Nova Ponta da Fruta a Interlagos – já iniciada – e a ligação deste mesmo bairro à Barra do Jucu – que ainda será licitada. 

Sobre a questão dos alagamentos, o prefeito se mostrou contente com o resultado das obras já feitas, mas ressaltou: “as obras ainda não acabaram. Nós ainda temos transtornos, temos obras (em andamento) nos canais”.

Além da limpeza dos canais, mais três estações de bombeamento de águas pluviais serão inauguradas neste mandato de Arnaldinho.

O mandatário também anunciou a entrega de quatro novas unidades de saúde nos próximos dois meses e a construção ou ampliação de mais oito.

“Queremos ter o número certo de unidades básicas de saúde para podermos falar ‘agora a gente consegue atender com eficiência e eficácia porque temos um número adequado, as ofertas adequadas para a população'”.

Entregas entre janeiro e fevereiro também acontecem na área da educação. De acordo com Arnaldinho, serão três novas creches e a ampliação de uma escola municipal.

Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória

Além destas, há estudos para ampliar mais 15 escolas na cidade. O objetivo, como explicou o mandatário, é alcançar, até 2028, 50% da rede de ensino em tempo integral, chegando a 60 unidades deste modelo.

“A nossa meta não é só colocar para estudar. É colocar para estudar o dia inteiro para dar oportunidade para os pais deixarem os filhos na escola, irem trabalhar e a gente dar uma educação de qualidade e eficiência”.

O prefeito também declarou que, até maio deste ano, será inaugurada em Vila Velha a Casa da Mulher Brasileira – a primeira do Espírito Santo. O objetivo é proteger as mulheres vítimas de violência.