Geral

Candidatos a curso técnico gratuito dormem na fila em Vila Velha

Cerca de 75 pessoas passaram a noite na fila para disputar uma das 30 vagas ofertadas para o curso de técnico em enfermagem

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A oferta de um curso gratuito para técnicos em enfermagem reuniu cerca de 75 pessoas em uma fila, que começou na tarde deste domingo (19) e se encerrou na manhã desta segunda-feira (20).

A cena registrada em Vila Velha é consequência do desemprego e da crise econômica enfrentada pelo País. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2021 apontam que cerca de 214 mil pessoas estão desempregadas no Espírito Santo. 

Para tentar mudar essa realidade, muitas pessoas apostam na qualificação profissional. A porteira Patrícia Louza Barbosa, de 39 anos, por exemplo, entrou na fila às 17h30 deste domingo e permaneceu no local até as 11h30 da manhã desta segunda-feira.

Ela contou que diversas pessoas também passaram a noite na fila para tentar fazer o curso e, assim, ter uma vantagem na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. 

“Não dormi, chuva à noite toda, ninguém dormiu. Tinha até criança na fila”, disse.

Além do frio, da chuva e das longas horas de espera, algumas pessoas também afirmaram que houve problemas no cumprimento das regras do certame. 

LEIA TAMBÉM: >> Sines da Grande Vitória abrem mais de 730 vagas de emprego. Confira!

Segundo os concorrentes, o edital era claro em definir que pessoas que não tivessem toda a documentação necessária perderiam a vaga automaticamente. No entanto, diversos relatos foram de que, dentre os 30 primeiros da fila, existiam candidatos que não cumpriram o requisito.

“Ficou bastante gente para trás. As pessoas que entravam não saíam mais e, depois de um tempo, veio a diretora falando que as vagas já tinham acabado. Mandou todo mundo embora, mas um grupo continuou lá aguardando. Segundo os presentes, algumas pessoas tinham documentação errada e deixaram passar, sem chamar. Muita gente está chateada com a situação”, contou. 

Em nota, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) informou que, ciente da situação econômica vigente e empenhado em atender às comunidades com ofertas de cursos gratuitos, o processo para o preenchimento das vagas gratuitas para o curso de Técnico em Enfermagem, realizado na manhã desta segunda-feira, na unidade de Vila Velha, seguiu as orientações descritas no edital. “Prevaleceram, assim, a ordem de chegada e a avaliação do perfil socioeconômico do candidato, com oferta de 30 vagas, todas já preenchidas”.

LEIA TAMBÉM: >> Riachuelo seleciona para programa de trainee gerente de loja