Geral

Cantores e instrumentistas se formam em projeto da Maranata

Membros da igreja participaram de formação e estão aptos a atuar no canto e com instrumentos musicais nos cultos da ICM

Quase 300 voluntários da Igreja Cristã Maranata (ICM) de todas as idades se capacitaram em teoria musical, técnica vocal e instrumentos musicais por meio de um projeto voltado ao ensino da música. 

O Projeto Aprendiz é realizado em várias igrejas para formar instrumentistas e cantores, e na região da Serra, 283 alunos se formaram no dia 23 de dezembro, no Maanaim de Carapina, sendo 25 deles em canto/coral e o restante em instrumentos musicais.

Foto: Divulgação

O ensino é todo baseado na coletânea de partitura da Igreja Cristã Maranata e cada vez mais membros têm buscado a formação para atuar nas igrejas.

Neste ano, os instrumentos ensinados foram baixo, bateria, escaleta, flauta, violão, saxofone, teclado, trompete e violino. Também houve aulas de canto / coral, e os professores sempre se dispõem a transmitir o ensino voluntariamente.

O coordenador do Projeto Aprendiz em Laranjeiras, na Serra, Deivis Sarmento, explica que há também o Projeto Aprendiz Júnior, direcionado para crianças e adolescentes. 

Além disso, todo o material do projeto é disponibilizado pelo Departamento de Louvor da ICM em meio digital. O material contém a letra digitada do hino, a cifra, a partitura e a gravação do áudio (voz e instrumento com um teclado e/ou violão). Periodicamente, são realizadas reuniões com os professores para avaliação do desenvolvimento dos alunos.

“O louvor é a expressão da alma remida, o louvor é uma das formas de adoração a Deus. E quando adoramos a Deus, recebemos os benefícios através dessa adoração. O louvor salva, liberta e cura, pois a presença de Deus através do louvor muda a vida do homem”, diz Deivis.

Foto: Divulgação

Fabiana Silva de Araújo, da ICM de Venda Nova do Imigrante, fez aulas de canto no Projeto Aprendiz e diz que o que a motivou a participar foi a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e contribuir para a igreja onde congrega. 

“O projeto potencializou o meu apreço pela música. O curso foi muito bem organizado, os professores eram capacitados e dedicados se dispuseram a ensinar de forma voluntária. Agora, penso em me aperfeiçoar cada dia mais e atuar na minha igreja. A instrumentalidade e a fé andam juntas. Louvar o Senhor Deus é um alívio para a alma!”

Confira o vídeo da formatura no Projeto Aprendiz:

Gabriel Barcelos Cavalcante, de 12 anos e membro da ICM de Laranjeiras Central, formou-se em sax soprano pelo Projeto Aprendiz. 

“O que mais me motivou a participar do Projeto Aprendiz foi que eu via os instrumentistas da igreja tocando e, desde aquela época, virou um sonho meu tocar na igreja. O Projeto Aprendiz me abriu essa porta, e agora que eu aprendi eu pretendo tocar para glorificar meu Jesus Cristo pelo resto da vida.”