
Um cão vira-lata caramelo morreu após encostar em um fio de energia elétrica deixado exposto em uma calçada em Serra Dourada II, na Serra, nesta quarta-feira (31). O animal, chamado de Thor, de 3 anos, havia sido resgatado das ruas e era conhecido por todos.
Na ocasião, o tutor do cachorro e policial militar da reserva, Aldecir Bicalho, contou que tinha ido ao supermercado e, na volta, percebeu que Thor queria dar um passeio, por isso o liberou para andar na rua e voltar, como de costume.
Após alguns minutos, porém, ele foi chamado por um vizinho e encontrou Thor agonizando de dor.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“No momento que cheguei em casa, o cachorro sempre recebe a gente com alegria. Então ele pulou, saiu correndo, brincando. De repente, ouvi ele gritando. Quando olhei, o cachorro estava em um emaranhado de fios desencapados. Quando eu ia pegar, a vizinha gritou para tomar cuidado, porque estava dando choque e o cachorro estava morrendo eletrocutado. Aí eu nem encostei, até me afastei”, contou.
Uma vizinha, a aposentada Zelita Martins, relatou que já havia reparado nos fios expostos e estava com medo de possíveis acidentes que poderiam acontecer com uma pessoa.
“A gente já tinha visto o fio desencapado desde terça-feira. Eu estava lá dentro de casa, quando escutei a gritaria de cachorros, achei que era uma briga. Quando abri o portão e sai, ele já estava aqui dando os últimos suspiros para morrer. O vizinho ia pegar, mas eu disse que era um fio desencapado, para tomar cuidado”, disse Zelita.
A Polícia Militar foi acionada e esteve na casa onde o fio de energia elétrica estava instalado. Não havia nenhum aviso de alerta.
A equipe da TV Vitória/Record esteve no local e tentou falar com os proprietários da residência, sendo um deles um policial militar, mas não obteve respostas.
LEIA TAMBÉM: Homem morre eletrocutado após mexer em fios de poste em Vila Velha
“Era para espantar mesmo os animais da porta deles, mas aconteceu isso”, alegou o tutor de Thor.
O cachorro havia sido resgatado com a fiel amiga, a cadela Princesa. Segundo a esposa do militar da reserva, a advogada Iraci Bicalho, Thor era um animal muito dócil e companheiro.
“A gente tem sentimento, né? Nos apegamos aos nossos bichinhos. Eu trouxe para cuidar, com vacinas e tudo certinho. Soltávamos às vezes porque eles foram criados nas ruas, não gostavam de ficar muito dentro de casa. Falávamos que eles tinham uma vida boêmia, eram das ruas, mas sempre tinham um aconchego aqui em casa”, disse com lágrimas.
Os tutores ficaram muito emocionados com a morte do Thor. Agora, o casal espera que o problema dos fios seja resolvido, pelo alto risco.
“Quem coloca um fio assim no meio da rua para ferir um animal? Mesmo que não tenha a intenção legítima de matar, mas produziu o resultado. E se fosse uma pessoa? A minha mãe, de 72 anos, gosta de ver as plantinhas ali. Tem pé de goiaba, de boldo… Se fosse uma pessoa também poderia ter morrido do mesmo jeito. Até meu esposo, se não tivesse sido avisado… eu poderia estar viúva”.
Tutor de Thor diz que perdoa o vizinho
Em nota, a PM comunicou que o tutor do animal ligou para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e relatou o ocorrido.
Alguns policiais se deslocaram até o local e orientaram ao policial da reserva a registrar um boletim de ocorrência e também encaminhar o caso para a Corregedoria do órgão, por ser o vizinho também um PM.
Na tarde dessa quinta-feira (1), a equipe da TV Vitória fez contato novamente com o tutor de Thor, que informou ainda não ter registrado o boletim de ocorrência.
Além disso, Aldecir afirmou ter ido até a casa do vizinho. Porém, como o militar não estava na residência, deixou um recado com a esposa dele, dizendo que o perdoa pelo ocorrido.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record.