Após a publicação da carta Laudato si’ em junho de 2015 pelo Papa Francisco, anualmente, o primeiro dia de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
Neste mês, a Igreja Católica inicia o “Tempo da Criação” que perdura até 4 de outubro e, durante este período, os cristãos em todo o mundo renovam a fé em Deus criador e unem-se de maneira especial na oração e na ação pela preservação da Casa Comum.
E foi nesta ocasião que os franciscanos do Convento da Penha, em Vila Velha, realizaram a reabertura da Capela do Convento, nesta quarta-feira (01), para o acesso de visitantes dando a oportunidade aos fiéis de acessar o interior do Santuário de Nossa Senhora da Penha.
De acordo com a assessoria do Convento, a reabertura tem caráter experimental e a fraternidade estará atenta à classificação de risco para o município canela-verde no Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pelo Governo do Estado.
A Capela estava fechada para visitação desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. O acesso só era permitido até a varanda de entrada, onde há uma Imagem de Nossa Senhora da Pietá.
Com a reabertura, o visitante pode entrar e permanecer alguns instantes, rezar no interior, se aproximar do Altar principal e até percorrer a varanda-oeste, que fica à esquerda da Capela.
O corredor lateral onde estão expostas as obras de Benedicto Calixto e a famosa janela, permanece fechado para acesso do público.
O Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, explicou que a medida irá possibilitar o melhor acolhimento aos fiéis que vêm de longe para conhecer o principal ponto turístico religioso do Estado.
“Ao acolher os fiéis no interior da Capela nós antes de tudo nos exercitamos na caridade e no respeito, mas também no cuidado, porque ainda é tempo de cuidar, ainda é tempo de manter o distanciamento, usar álcool para higienização e usar máscara cobrindo o nariz e a boca. Estamos fazendo essa primeira experiência para ver como será o comportamento com essa reabertura do Santuário”.
O Guardião ainda ressaltou que a Capela só ficará aberta para visitação e oração pessoal. As missas e celebrações deverão continuar ocorrendo apenas no Campinho.
O acesso ao interior da Capela é gratuito. O funcionamento do Convento de segunda a sexta é de 6h às 16h. Aos domingos, o portão abre às 5h e fecha às 16h. O serviço de vans, bem como a lanchonete e Secretaria, acompanham o horário do portão.