A capixaba Laiza Garbelotto Nicoli, de 17 anos, já está de as malas prontas. Ela embarca no próximo domingo (13) para Rússia onde vai cursar medicina, na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das dez melhores do país.
Moradora de Cachoeiro de Itapemirim, a jovem passou por processos de entrevistas e análise de documentos até ser selecionada. Laiza ainda fará uma prova para avaliar se será necessário participar de um curso preparatório, na própria faculdade, para apreender a língua russa e aperfeiçoar o inglês.
“Passei por várias fases até a aprovação. Desde entrevistas com meus pais, até análises das notas escolares e do nível de inglês. Chegando lá ainda vou fazer algumas provas para definir se preciso passar pelo curso preparatório da universidade, antes de começar a estudar medicina, mas a vaga está garantida”.
Mas Laiza não é a única da família que realizou essa conquista. A irmã dela, Kellen Garbelotto, já estuda medicina na mesma universidade há dois anos. “Depois que ela foi selecionada fiquei com ainda mais vontade de fazer o curso fora do país. Ainda não sei se vou conseguir ficar no mesmo alojamento que a minha irmã, pois ela já está dividindo com outra pessoa”.
Para a Laiza estudar medicina é um sonho de criança. “Nunca tive dúvidas de que queria ser médica”. A duração do curso é de seis anos. O período de residência médica ainda pode ser realizado na Rússia ou no Brasil. “Ainda não decidi se farei a residência aqui, mas quero voltar ao Espírito Santo para trabalhar”.
Todas as despesas com a viagem estão sendo custeadas pelos pais da jovem, que está sendo auxiliada também pela Aliança Russa, responsável pelo programa de intercâmbio.
De acordo com a diretora da Aliança Russa, em São Paulo, Carolina Perecini, cinco capixabas já estudam em faculdades russas pelo programa de intercâmbio. “Mais de 400 brasileiros estão inscritos nas faculdades, entre eles alguns capixabas. O interesse dos alunos pelos cursos na Rússia é por conta da qualidade do ensino e também pelos custos mais baixos das despesas, que em outros países da Europa”.
O Programa de Estudos Universitários da Rússia está com inscrições abertas até o dia 30/09. Os interessados devem verificar os documentos necessários e as etapas do processo no site da Aliança Russa.