Geral

Estudante capixaba vence competição nacional de negociação

Filipe Araújo Pedra tem 19 anos e é estudante de Direito. Ele agora segue para representar o Brasil na Internation Negotiation Competition

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O capixaba estudante de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Filipe Araújo Pedra, de 19 anos, venceu a maior competição nacional de negociação do Brasil, o VII Meeting Negociação 2024, realizado em Londrina, no Paraná, no último fim de semana.

E por conta do desempenho, Filipe ganhou um curso em Havard e vai representar o Brasil na International Negotiation Competition, que será sediada em Manaus ainda este ano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Filipe participou da competição em dupla, e contou que essas foi uma das maiores dificuldades. No Meeting os competidores passavam por três fases onde precisavam elaborar estratégias de negociação dos mais variados tipos.

“A principal dificuldade foi ter pouca gente no grupo, já que eram diversas situações e coisas para resolver. Eram três casos complexos, tiveram que abordar um de cada vez para não perder muitas informações”.

LEIA TAMBÉM: Caso Clarinha: “Ela não vai ser enterrada como indigente”, desabafa médico

O jovem, que saiu do Espírito Santo em 2023 para estudar direito na USP, agora se prepara para representar o Brasil na International Negotiation Competition, a maior competição de negociação do mundo.

“Ciente que está com uma grande responsabilidade, mas estamos bem animados. Vai ser uma experiência incrível para gente, enfrentar dezenas de pessoas de fora, e trazer esse título já que a competição esse ano, será sediada em Manaus, então ganhar aqui no nosso país seria muito bom”.

LEIA TAMBÉM: Caso Clarinha: teste de DNA dá negativo e corpo já pode ser liberado para enterro

Filipe também contou como surgiu o interesse pelo mundo negócios e o mundo corporativo. Ele frequenta um programa de negociações da USP, competições de negociações empresariais e mediações.

Para participar das competições os alunos precisam ficar o ano inteiro estudando teorias de negociação de Havard para obterem melhores resultados.

“Logo que entrei na faculdade. Sempre fui alguém que gostava de várias áreas e procurei me envolver em projetos de extensão multidisciplinares, que não ficassem presos às possibilidades mais tradicionais da formação jurídica”

*Texto sob supervisão da editora Thamiris Guidoni