A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 100 litros de água por dia para uma pessoa tomar banho, lavar a louça e a roupa, por exemplo. No entanto, o capixaba consome 50% a mais do que o recomendado. São 150 litros de água gastos todos os dias, média que inclusive está abaixo do consumo nacional que é de 160 litros.
Mas o consumo consciente está sendo praticado por alguns capixabas. Na casa do casal Rafael e Adriani Valls, roupas são acumuladas para não gastar muita água com pouca roupa. Na hora de lavar a louça, a Adriani ensaboa os utensílios e depois enxágua tudo, evitando a torneira aberta por muito tempo.
O especialista em economia de água, Fábio Ahnert, afirma que com essa atitude é possível economizar até seis litros de água por minuto. Banhos de quinze minutos por exemplo, que são gastos 135 litros de água, podem ser diminuídos para banhos de cinco minutos, que gastam apenas 45 litros. Uma economia de 90 litros de água.
“Nós temos que mudar o padrão cultural do Estado, que é de abundância. Temos que investir em recuperação de nascentes e cuidar das bacias e rios”, comentou o especialista.