Moradores de Cariacica tiveram que dormir na fila para conseguir pegar senha para receber a vacinação contra a H1N1. Na manhã desta quinta-feira (19), uma multidão aguardava para receber a dose da vacina no posto de Bela Aurora.
A Prefeitura de Cariacica informou que a campanha nacional termina na próxima sexta-feira (20), mas é provável que no final do dia desta quinta-feira não tenha mais vacina para atender toda a população. Em Vila Velha e Vitória, também falta vacina.
Dinho Martins chegou ao posto às 3 horas para tentar conseguir uma senha. “Ontem fui até as principais unidades de saúde do município de Cariacica e não consegui. Vim aqui e me informei sobre os documentos que precisava e cheguei aqui às 3 horas, mas teve gente que dormiu na fila”, disse.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, prometeu ao deputado federal Sergio Vidigal (PDT), que os estados e municípios que estão com falta de vacina contra o vírus H1N1 receberão novas doses desde que justifiquem e comprovem uso no público-alvo da campanha. A afirmação foi feita durante um encontro realizado entre Vidigal e o ministro, na tarde da última quarta-feira (18).
A Secretaria de Saúde informou que já repassou aos municípios quase 1 milhão de doses do Ministério da Saúde.
Em Vitória, sete mil vacinas foram encaminhadas para os postos. Serão imunizados apenas idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, e gestantes.
Na Serra, o município recebeu na terça-feira cinco mil doses e a vacinação foi retomada. Em Vila Velha, as vacinas acabaram e o município ainda não recebeu o novo lote.
H1N1 no ES
O Espírito Santo registrou, até a última terça-feira (17), 15 casos confirmados de morte por H1N1 entre 3 de janeiro e 16 de maio. Outros 40 casos de morte por causa do vírus estão sob investigação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).