Muitas pessoas saíram de casa na manhã desta terça-feira (5) na esperança de conseguir uma vaga de trabalho no mutirão realizado em Cariacica. A fila era tão grande que chegou a virar a esquina da rua onde fica a Agência do Trabalhador, em Campo Grande. Foram oferecidas cerca de mil vagas.
Após ficar na fila e pegar uma senha, o trabalhador é encaminhado para uma entrevista, onde entrega o currículo e conversa sobre as suas experiências profissionais. O candidato também recebe orientações e é encaminhado para o trabalho que se encaixa no seu perfil profissional.
É o caso de José dos Santos, que está desempregado há seis meses. Ele disse que procura uma vaga como motorista. “A minha área é motorista, mas com a crise que estamos presenciando, qualquer vaga que surgir é bem vinda. Estou procurando emprego há cerca de seis meses. Faço uns bicos, mas tenho um filho em casa para criar e é complicado”, contou.
Para disputar uma vaga o interessado precisa apresentar carteira de identidade e carteira de trabalho, mas o mais importante é a qualificação. “Hoje em dia é necessário ter algo mais, como uma boa qualificação, um curso superior, para que o profissional tenha um diferencial. Muita gente está desempregada’, informou o gerente de emprego e renda Joe Lima.