As filas para quem deseja se vacinar contra a febre amarela chegaram ao outro lado do quarteirão, na Unidade de Saúde em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Segundo os funcionários, nesta unidade, os atendimentos para vacinação contra a febre amarela acontecem apenas às terças e quintas-feiras, de 8h às 11h, e somente para quem vai viajar.
São apenas 100 senhas distribuídas diariamente. De acordo com o médico Alaor Pavesi, o ideal é tomar a vacina com dez dias antes da viagem.
“Mas se a pessoa vai viajar daqui a uma semana e não tomou a vacina ainda, ele tem que tomar. É melhor tomar com uma semana do que não tomar. A febre amarela sempre assusta muito a população por ser muito grave. De 100 pessoas que pegarem a doença, 15 ficam com a forma grave, com lesão hepática, lesão renal. Desses 15, quase a metade pode morrer. É um índice de mortalidade muito grande”, destacou o médico.
Segundo Pavesi, essa é uma doença grave e que não tem tratamento. “O melhor tratamento é a vacinação. O ideal seria todo mundo ser vacinado”, afirmou.
A vacina não está disponível em farmácias e em redes particulares, apenas nas Unidades de Saúde.
Veja: