Geral

Capixabas fazem novo protesto em Vitória contra rompimento das barragens da Samarco

Os manifestantes se concentraram no campus da Ufes, em Goiabeiras, e saíram em direção à portaria da Vale, que é acionista da mineradora responsável pelas represas que cederam em MG

Concentração aconteceu no campus da Ufes, em Goiabeira, na tarde desta segunda-feira Foto: Reprodução Facebook

Uma nova manifestação contra a mineradora Vale, promovida pela Frente Capixaba de Lutas, acontece na noite desta segunda-feira (16) em Vitória. Os manifestantes começaram a se concentrar no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, no final da tarde desta segunda. 

De acordo com a Guarda de Trânsito de Vitória, eles ocuparam parte da Avenida Fernando Ferrari, nas proximidades da universidade, e seguiram em direção ao Bairro República para, depois, rumarem até a portaria da Vale. Segundo o setor de videomonitoramento da Guarda, os manifestantes chegaram a fechar o trânsito, por alguns minutos, nos dois sentidos da Avenida Fernando Ferrari, deixando o tráfego de veículos bastante lento na região.

Com o corpo coberto de lama, os manifestantes levaram cartazes com frases contra a mineradora e cruzes manchadas de “sangue”. O foco do protesto é cobrar ações da empresa para tentar diminuir os danos causados pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, em Mariana-MG. Os rejeitos de minérios atingiram o Rio Doce e já estão chegando ao Espírito Santo, causando a morte de parte da fauna aquática e prejudicando a captação de água nos municípios ao redor do rio.

Na última sexta-feira (13), outra manifestação foi realizada pelo grupo Frente Capixaba de Lutas, que é formado por movimentos sociais e sindicais. Na ocasião, eles também se cobriram de lama e levaram cartazes para as ruas, culpando a Vale pelo rompimento das barragens em Minas Gerais. A concentração ocorreu na Ufes e o grupo seguiu até a entrada da Vale, em Carapina, na Serra.

Manifestantes fecharam o trânsito por alguns minutos na Fernando Ferrari Foto: Reprodução Facebook