Geral

Capixabas fazem protesto em apoio a Lava Jato e contra a corrupção em Vitória

A manifestação nacional organizada por movimentos sociais é contra as manobras aprovadas no Congresso Nacional, que alteram as medidas anti-corrupção

Os manifestantes atravessaram a Terceira Ponte, em Vila Velha Foto: Reprodução Facebook/ Carlos Leonardo Campos

A chuva não intimidou e vários capixabas foram às ruas na tarde deste domingo (04) para manifestar apoio a Operação Lava Jato. Ao todo, os atos contra o pacote de medidas anticorrupção reuniram manifestantes em mais de 200 cidades do País, entre Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

No Espírito Santo, os protestos aconteceram em dois municípios. Em Vila Velha, um grupo se reuniu no posto Moby Dick por volta das 16h e seguiu caminhando pela Terceira Ponte em direção à Praça do Papa, em Vitória, onde se concentrava o maior número de pessoas. 

A manifestação nacional organizada por movimentos sociais é contra as manobras aprovadas no Congresso Nacional, que alteram as medidas anti-corrupção apresentadas pelo Ministério Público e em defesa da Operação Lava Jato. 

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 3 mil capixabas participaram do ato. Para a representante do movimento “Vitória da Ética” e organizadora do evento, Amélia Azevedo, o número de pessoas foi surpreendente. 

“A gente achou que não ia dar praticamente ninguém por causa da chuva, mas até que deu bastante gente e isso mostra que o povo está abrindo os olhos mesmo”, conta. 

A chegada de um grupo do Ministério Público foi uma surpresa para os organizadores Foto: Reprodução Facebook/Carlos Leonardo Campos

Uma das surpresas do ato foi a chegada de um grupo do Ministério Público Estadual. Juízes e promotores vestidos com camisas com a frase “Juízes contra a corrupção”, carregavam cartazes contra o pacote de medidas e pedindo punição aos corruptos

“A chegada do pessoal do Ministério Público foi uma surpresa maravilhosa, de arrepiar. A gente quer que a justiça possa trabalhar, não queremos corrupção, só queremos que o Brasil fique mais limpo para os nossos filhos e netos”, conclui a organizadora.  

Por volta das 19h, os manifestantes que ficaram concentrados na Praça do Papa começaram a se dispersar. 

Brasil
Os atos ocorreram na parte da manhã e a tarde em mais de 200 municípios do País. No Rio de Janeiro, um boneco inflável gigante do general Antônio Hamilton Mourão foi a sensação do ato e muitas pessoas pediam por intervenção militar. Em São Paulo, a Avenida Paulista também ficou tomada por manifestantes neste domingo.

Movimentos como “Vem Pra Rua”, “Movimento Brasil Livre” e “Nas Ruas” dividiram espaço e o movimento teve grande adesão. Em Brasília, cerca de 4 mil pessoas se reuniram em frente ao Congresso e atiraram papeis com desenhos de ratos no lago, o que faz uma alusão aos deputados. 

Mais cedo, a Câmara dos Deputados e o presidente do Senado, Renan Calheiros, alvo de críticas nos protestos, também comentaram sobre os atos.