O feriadão de Carnaval será marcado por um eclipse raro. Trata-se do primeiro eclipse solar do ano, que acontece no próximo domingo (26). O fenômeno, que deve durar cerca de uma hora, poderá ser visto em boa parte do Brasil.
A passagem da Lua na frente do Sol acontecerá das 10h22 e terminará às 13h21 para os moradores do Espírito Santo. No auge do eclipse, às 11h53, aproximadamente 40% do Sol ficará encoberto pela Lua.
O Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai espalhar voluntários com telescópio solar e óculos de eclipse no Parque da Cidade e na Praia de Manguinhos, ambos no município da Serra, em Santa Cruz, no município de Aracruz, e também em um ponto que ainda será definido em Fundão.
A organização garante que mais pontos devem ser espalhados pelo Estado e a divulgação acontecerá a qualquer momento. A observação é gratuita e quem estiver interessado em curtir esse fenômeno natural é só comparecer aos pontos de observação.
Atenção!
Alguns cuidados são extremamente importantes para contemplar esse espetáculo. O mais importante deles é jamais olhar diretamente para o Sol, nem com raio X. Poucos segundos praticando esse ato podem danificar a visão do ser humano. O recomendado é utilizar óculos próprios para eclipse ou filtro de solda nº 14.
Por que em alguns lugares não será observável?
É verdade que os astros estão se movimentando no espaço, mas é preciso considerar que um só “passa na frente” do outro dependendo de onde você está para ver.
Em alguns lugares da Terra, por exemplo, o Eclipse não será parcial, como veremos do nosso Estado, e sim anular (quando a Lua passa exatamente pelo centro do disco solar, deixando à vista apenas um fino anel brilhante).
E se eu perder?
De acordo com informações de Exame.com, outro eclipse solar irá acontecer em agosto deste ano, porém, no Brasil, apenas a região Nordeste poderá vê-lo. Ou seja, os capixabas que perderem o eclipse deste domingo, precisarão viajar para as cidades nordestinas.