Geral

Capixabas que moram no Sul do Brasil falam de estragos causados por ciclone

Ventos derrubaram árvores, destelhou casas e interrompeu o trânsito em estradas do Sul do país; temperatura pode chegar perto de 0°C

Foto: Acervo pessoal

Um intenso ciclone que passa pela região Sul do Brasil, desde a quarta-feira (12), provocou transtornos e deixou um rastro de destruição no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Capixabas que vivem na região relataram à reportagem o cenário de estragos, árvores caídas e ventos intensos. 

Em entrevista a TV Vitória/ Record TV, o influenciador digital Celso Araújo, que mora em Canoas, no Rio Grande do Sul, explicou que chuvas intensas são mais comuns nessa região do país. Entretanto, nos últimos dias, a precipitação se intensificou. 

“Já sabemos quando começa ventar esperamos uma chuva mais forte, recebemos alerta no celular sobre a previsão para os próximos dias. Em alguns lugares ocorreram pancadas de chuva, ventos com grande intensidade”, explicou o influencer. 

Diante das fortes chuvas, Celso destacou que não mandou o filho para a escola. Os moradores ficam com receio e em alerta para os possíveis prejuízos. “Nesses momentos a gente prefere ficar em casa para evitar os maiores problemas”, disse. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Veja vídeo da destruição

A médica veterinária Mariana Brettas Silva, de 35 anos, mora na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, onde segundo a Defesa Civil, foram acumulados um total de 97,2 mm de chuva nas últimas 48 horas. 

“O ciclone não passou diretamente aqui, mas estamos tendo um grande impacto com chuvas intensas e inundação”. 

Ela narra que, durante a madrugada, os impactos foram sentidos em casa. “Os ventos foram muito fortes, durante a noite foi difícil para dormir, não parava de escutar o forro das casas batendo”, destaca a médica. 

>> Ciclone extratropical: Inmet eleva nível de perigo em SC e no RS

Ciclone gerou grandes impactos no Sul 

O ciclone causou grandes impactos no extremo Sul do país. Na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a queda de uma árvore causou a morte de uma pessoa no bairro de Vila Maria. 

Segundo as concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul, ao menos 468 mil clientes estão sem luz ao redor do estado. As cidades mais afetadas pela falta de eletricidade são Pelotas (117 mil clientes), Rio Grande (94 mil) e São Lourenço (19 mil).

O governo do Rio Grande do Sul também decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual nesta quinta-feira. 

No Norte de Santa Catarina, o ciclone extratropical arrancou árvores na madrugada desta quinta-feira (13). Autoridades do estado alertam para o risco de ventos fortes ao longo do dia e da queda acentuada das temperaturas na região.

* Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Alerta laranja: ES recebe aviso de ventos fortes e queda de temperatura

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória