Geral

Capixabas se reúnem na Praia de Camburi para caminhada pela paz

O evento fez concentração na altura do quiosque 1 e, de lá, seguiu até o bolsão de estacionamento do quiosque 7, na altura da Avenida Adalberto Simão Nader

Os manifestantes foram vertidos de branco Foto: Reprodução Facebook/Davi Esmael

Famílias capixabas se concentraram na Praia de Camburi, em Vitória, na manhã deste domingo (12), por volta das 9 horas, para realizar uma caminhada. Além deles, agentes da Guarda Municipal também foram para o local para fazerem a segurança. Denominado “Caminhada das famílias pela paz”, o evento fez concentração na altura do quiosque 1 e, de lá, seguiu até o bolsão de estacionamento do quiosque 7, na altura da Avenida Adalberto Simão Nader.

Veja a galeria de fotos da caminhada!

O convite, que circulou pela internet e nas redes sociais desde a noite de quinta-feira (9), pediu para que os participantes usassem roupa branca. A caminhada é uma forma da sociedade se unir e pedir paz devido ao aumento da violência que se espalhou pelo Estado após o movimento das famílias e amigos dos policiais militares capixabas, iniciado na madrugada do último dia 4, gerando uma instabilidade na segurança pública nos municípios capixabas.

“Fizemos um contato com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a Arquidiocese de Vitória, com a Convenção das Igrejas Batistas, com a Associação de Pastores Evangélicos, com o Sistema da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), com a Federação do Comércio (Fecomércio) e com a Câmara de Vitória, e todos concordaram em ajudar a Prefeitura a fazer uma grande caminhada”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Agentes da Guarda Municipal também estão no local Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Essas instituições, segundo o prefeito, comprometeram-se em ajudar na divulgação do evento, chamando as famílias. Várias outras entidades também aderiram ao movimento. “O objetivo é que as famílias possam novamente ocupar a cidade. A ocupação da nossa cidade pelas famílias é uma retomada da vida, das rotinas, vencendo o medo e fazendo com que as pessoas possam ajudar a aumentar a sensação de segurança através do uso dos espaços públicos”, disse Luciano.

O prefeito acrescentou ainda que esse movimento é de cunho civil e não haverá manifestação em microfone, apenas uma caminhada silenciosa. De branco, as pessoas irão demonstrar que, juntas, buscam a paz no Espírito Santo.