Os capixabas que moram na Grande São Pedro, que reúne 10 bairros, vão receber a edição da “Caminhada das Famílias pela Paz” nesta quinta-feira (16), a partir das 18 horas. A concentração acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, que fica na rua São Sebastião, em Resistência.
O ato é aberto a todos os moradores da Região Metropolitana. O objetivo é lotar a rodovia Serafim Derenzi com famílias vestidas de branco, portando balões brancos, simbolizando um “grito pela paz no Espírito Santo”.
No último domingo (12), os capixabas caminharam pela Orla de Camburi pedindo paz. “A caminhada pela paz que realizamos no domingo (12) em Camburi ajudou todos nós a superar o medo e a paralisia, e proporcionou um ganho muito grande para que todos nós retomássemos as nossas rotinas e as nossas vidas”, destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Para Luciano, fazer a caminhada na rodovia Serafim Derenzi, no coração da Grande São Pedro, tem uma simbologia muito grande. “Mostra que a cidade de Vitória está unida em todas as suas áreas para retornar à rotina, retomar a vida e mostrar que a cidade é das famílias, das pessoas que moram, visitam, trabalham e amam Vitória e o Espírito Santo. Esperamos reunir famílias de toda a cidade”, disse ele.
O padre Kelder Brandão, da Paróquia São Pedro Apóstolo, disse que a região está realmente precisando desse ato. “Nós estamos vivendo, nos últimos dias, um cenário de muito medo e muita insegurança no Estado. É importante que as pessoas enfrentem esse medo com muita fé, coragem e otimismo. É um momento muito difícil que estamos atravessando. De fato, o grau de insegurança aumentou muito no Espírito Santo, mas o povo, através da fé, consegue superar os desafios que a vida em sociedade apresenta”, disse o padre, pedindo ainda que a sociedade reflita sobre o tipo de segurança pública que queremos para o Estado, em especial para a periferia.
Apoio
Várias entidades abraçaram a ideia e estão ajudando na mobilização. Entre elas, estão a Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Espírito Santo (OAB-ES), Paróquia São Pedro Apóstolo, Convenção Batista do Espírito Santo, Associação de Pastores Evangélicos de Vitória (Apev), Conselho Popular de Vitória (CPV), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio no Estado (Fecomércio-ES), Federação das Indústrias do Estado (Findes), Resistência em Foco e Mulheres Unidas de São Pedro (Musp).