Geral

Capixabas sofrem efeitos das chuvas rápidas e fortes na Grande Vitória

O que tem causado as pancadas fortes de chuva é um fenômeno muito comum na região Sudeste do País, chamado de vértice ciclônico

Capixabas sofrem efeitos das chuvas rápidas e fortes na Grande Vitória

Após as chuvas fortes e rápidas que atingiram a Grande Vitória nos últimos dias, os capixabas sofrem os efeitos causados pela instabilidade do tempo, que deve continuar durante a madrugada desta sexta-feira (12).

Em uma rua do bairro Rio Marinho, em Vila Velha, os próprios moradores cobriram e sinalizaram o buraco que se abriu há 15 dias no asfalto e estava causando problemas. Ainda no bairro, diversas ruas ficaram tomadas pela lama, que não seca com o ‘vai e vem’ das chuvas.

Em Cariacica, não teve aula na Escola Municipal João Pedro da Silva, em Porto de Santana. As salas ficaram alagadas depois da chuva, na noite desta quarta feira (11). Na manhã desta quinta-feira (12), teve goteira e vazamento na entrada do novo aeroporto de Vitória.

O que tem causado as pancadas fortes de chuva é um fenômeno muito comum na região Sudeste do País. É o chamado vértice ciclônico, que traz bastante nebulosidade para a região. A população deve ficar atenta, porque nas próximas horas pode vir mais chuva.

“Hoje ainda tem uma condição de tempo instável para Vitória e região Metropolitana. Mas há tendência de precipitação um pouco mais intensa, bem distribuída e concentrada mais para o Norte do Estado, na região de São Mateus, principalmente”, fala o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Diogo Arsego.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a sexta-feira (13) será de variação de nuvens e chuva passageira na maior parte do Espírito Santo. Segundo o instituto, no oeste capixaba, ela pode ocorrer na forma de pancadas em alguns pontos. Poucas nuvens no trecho sudeste do estado, não chove.

Grande Vitória

Na Grande Vitória, chuva rápida entre a madrugada e manhã. Poucas nuvens nos demais horários, não chove. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30 °C.

Região Sul

Na Região Sul, previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no Caparaó e nas áreas altas da região. Poucas nuvens nas demais áreas, não chove. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas: mínima de 15 °C e máxima de 28 °C.

Região Serrana

Na Região Serrana, variação de nuvens e chuva passageira em alguns momentos. Em alguns pontos, ela pode ocorrer na forma de pancadas. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 30 °C. Nas áreas altas: mínima de 14 °C e máxima de 26 °C.

Região Norte

Na Região Norte, variação de nuvens e chuva passageira em alguns momentos. Em alguns pontos, ela pode ocorrer na forma de pancadas. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 31 °C.

Região Noroeste

Na Região Noroeste, variação de nuvens e chuva passageira em alguns momentos. Em alguns pontos, ela pode ocorrer na forma de pancadas. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 28 °C.

Região Nordeste

Na Região Nordeste, chuva rápida apenas entre a madrugada e manhã no litoral. Chuva passageira nas demais áreas, podendo ocorrer na forma de pancadas em alguns pontos. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.