Geral

TV Vitória internacional: Capixabas vão até Roma para participar da missa de São José de Anchieta nesta quinta-feira

O Papa Francisco vai realizar nesta quinta-feira (24), em Roma, a missa de ação de graças da canonização de José de Anchieta, o apóstolo do Brasil. Capixabas saíram do Estado em direção a Roma para participar da missa. 

Com exclusividade, a correspondente internacional da TV Vitória/Record no Vaticano, Anna Ferreira, informou no programa ES no AR que será uma missa bem especial presidida pelo papa, que é argentino, mas marcada pela presença dos capixabas. Carmem e o marido Carlos moram em Vila Velha e viajaram mais de 10 mil quilômetros especialmente para participar da missa de agradecimento pela canonização de Anchieta. 

Carmem fez questão de levar na bagagem as fotos que mostram as belezas do longo percurso dos Passos de Anchieta pelo litoral capixaba. Segunda ela, a devoção pelo santo começou quando ainda era jovem. “Eu fui estudar em Anchieta no colégio das Irmãs e conheci a vida do padre Anchieta. Fiquei encantada pelos exemplos que ele deu de evangelização, de amor à Nossa Senhora”, disse Carmem.

Nesta quarta-feira (23), no Vaticano, o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre José Agrízio, contou aos jornalistas estrangeiros como é a cidade capixaba que leva o nome do santo. Padre Agrízio lembrou ainda que São José de Anchieta é um padre de todos. “A expectativa é muito grande porque Anchieta não foi um santo somente do Espírito Santo, da Bahia ou de São Paulo, mas foi considerado um apóstolo do Brasil”, disse. 

A presença do Espírito Santo nesta missa com o papa Francisco em Roma ainda vai além, tem até voz capixaba no coral que vai se apresentar na missa. José Carlos é o único capixaba no grupo que conta com mais de 200 pessoas. “Para nós, José de Anchieta é uma referência no Espírito Santo e foi fundamental na colonização do Espírito Santo e na evangelização”, disse. 

E a responsabilidade do capixaba José Carlos é grande. Por lá quem dita as notas é o maestro da Capela Sistina, que assumiu a difícil tarefa de transformar brasileiros comuns em cantores. “O importante é cantar com o coração, cada um no seu estilo”, afirma o maestro.

A missa será celebrada na Igreja Santo Inácio de Loyola, às 18 horas em Roma e às 13 horas no horário de Brasília.