Os moradores de Itapemirim e Marataízes terão, em breve, água potável em suas residências. Um novo ponto de captação de água, três quilômetros acima do ponto atual, será construído pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) com a ajuda da Usina Paineiras. A empresa cederá tubulação e moto-bombas, usadas na irrigação de suas lavouras.
Com isso, a expectativa do SAAE é que o abastecimento seja normalizado ainda nesta semana. Em diversos momentos ao longo das últimas semanas, o SAAE suspendeu o abastecimento porque não conseguiu captar água em condições para tratamento, já que o atual ponto de captação do rio está sendo alcançado pelas marés que avançam para dentro do Itapemirim, que está com baixo volume em decorrência da estiagem, que já se dura quase três anos.
“A estiagem é muito dura para as lavouras, mas a prioridade sempre deve ser o abastecimento humano, então nos solidarizamos com o SAAE e, especialmente, com a população, neste momento difícil para todos”, afirmou o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.
No último domingo (18), a Justiça do município determinou, após uma ação ajuizada pela Prefeitura de Itapemirim, que SAAE normalizasse o abastecimento de água no município, até que se normalize o nível de salinização permitido pela legislação vigente.
O abastecimento de água está sendo realizado desde a última segunda-feira (19), com o teor de cloreto (sal) acima do recomendado, e a água não serve para o consumo humano, porém pode ser usada para serviços de limpeza doméstica. A população não deve ingerir a água nestas condições e precisa ter cuidado com o uso de chuveiros elétricos, pois poderá causar choques e até queimá-lo.
Nas escolas da rede municipal de ensino de Itapemirim, os alunos são orientados e levar as garrafas de água de casa para o consumo próprio. Além disso, cartazes e panfletos informam aos estudantes sobre a importância de não desperdiçar água nesse momento de estiagem.