Uma infestação de caramujos na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, está incomodando moradores, comerciantes e turistas da região.
A época do verão é a preferida para a proliferação do animal. O ambientalista Luiz Fernando Schettino explicou que o caramujo precisa de ambientes úmidos e quentes para se reproduzir. “Eles se adaptaram muito bem aqui (na praia). Não tem predadores e eles produzem, em média, 200 ovos a cada cinco meses. Então, conseguem se reproduzir muito rápido”.
A orientação relacionada à este tipo de caramujo é que não haja contato físico. Se alguma pessoa encontrar o animal e tiver de recolhê-lo, isso deve ser feito com as mãos protegidas com luvas ou sacolas, deve colocar ele em um saco plástico e enterrá-lo em uma cova rasa de cerca de 40 cm, coberta de cal virgem.
Todo este cuidado se deve ao fato de o molusco ser um transmissor direto de doenças. Até mesmo o líquido que ele deixa quando percorre um local, em caso de contato, pode gerar complicações na saúde. “Eles causas a possibilidades de doenças de intestino, um tipo de meningite, e ele não tem predador. Eles crescem abundantemente”, disse
Por nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), vem realizando a coleta dos caramujos diariamente em toda orla (área de restinga) do município. Além disso, informou também que as equipes da Semsu realizam a coleta nos períodos matutino e vespertino. Na terça-feira (05), foram recolhidos aproximadamente 50kg de caramujos.
Importante
É importante destacar que o caramujo só deve ser catado com proteção nas mãos (luvas ou sacolas plásticas). O animal não deve ser esmagado, pois os ovos grudam na sola do calçado e podem ser espalhados pela cidade. A sacola deve ser bem vedada para que ele não fuja. A população pode obter informações por meio da Ouvidoria Municipal 162.
Atenção às dicas:
–> Os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas;
–> Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias para matar o animal, pois podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco. Somente o cal virgem vai matar tanto os ovos quanto o animal adulto;
–> Os animais recolhidos devem ser enterrados em uma cova de aproximadamente 40 cm, utilizando o cal virgem no fundo da vala;
–> Jamais ingeri-lo;
–> Não transportá-los nem jogá-los vivos em áreas de vegetação.
Veja o vídeo: