Geral

Carcaça de baleia jubarte encalhada é retirada de praia na Serra

O animal apareceu no local na última sexta-feira e estava com uma corda marítima, enroscada no corpo, o que provavelmente foi a causa da morte dele

Foto: Michelle Melo/ TV Vitória

Neste final de semana mais uma carcaça de baleia Jubarte foi encontrada no Litoral do Espírito Santo. Desde vez, o animal apareceu na praia de Manguinhos, na Serra.

De acordo com Lupércio Barbosa, do Instituto Orca, a baleia seria um macho juvenil, com cerca de 12 metros de comprimento e aproximadamente 25 toneladas. O animal estava com uma corda marítima, enroscada no corpo, o que provavelmente foi a causa da morte dele.

O trabalho de retirada da baleia foi realizado na manhã deste domingo (23). A Prefeitura da Serra utilizou um trator para conseguir movimentar o animal. O Instituto Orca também acompanhou o trabalho, que foi complicado e demorado. Por ser muito grande e pesada, os biólogos e funcionários da prefeitura demoraram quase cinco horas para conseguir recolher a baleia.

O animal foi enterrado na própria praia, que é o procedimento normal a ser feito nestes casos.

Ainda segundo Lupércio, esta já é a terceira baleia a ser encontrada em praias capixabas neste ano. De acordo com os últimos dados colhidos pelo Instituto Baleia Jubarte, o Espírito Santo lidera o ranking de encalhamento de Jubartes em todo o país.

* Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória / Record TV!