Geral

Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo

A previsão inicial era de que esses materiais chegassem há quase um mês, mas o lote foi desviado e um novo pedido precisou ser feito

Foto: Divulgação/ Twitter

Após muita espera, a carga com mais de 50 mil testes para covid-19, comprados pelo Espírito Santo na China, finalmente chegou ao Laboratório Central do Estado (Lacen-ES). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, com a chegada da nova carga, o laboratório conta com mais de 90 mil testes disponíveis.

Em uma publicação no Twitter, o governador Renato Casagrande comemorou a chegada dos materiais que foram entregues nesta segunda-feira (04).

A previsão inicial era de que o lote chegasse ao Espírito Santo há quase um mês, mas a carga foi desviada e um novo pedido precisou ser feito pelo Governo do Estado, o que atrasou a logística.

De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o governo capixaba contou com o apoio de uma empresa, que realizou o traslado para a elaboração de uma nova rota para retirada da carga do país de origem. “Executamos uma rota nova para que evitássemos quaisquer espécies de confisco devido à importância do material diante do cenário mundial”, disse.

Inquérito sorológico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dará início neste mês aos testes rápidos, que serão realizados para o Inquérito Sorológico da covid-19 no Espírito Santo. O estudo vai ajudar o governo estadual a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus. “Vai ser uma fotografia mais pormenorizada da presença do vírus no Estado do Espírito Santo”, frisou Casagrande em entrevista coletiva realizada no mês passado.

Segundo a Sesa, o inquérito será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma delas. Para cada etapa serão testadas cerca de 8 mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes em 27 municípios selecionados.