Alívio para os hospitais e unidades de saúde do Amazonas. O estado recebeu, na segunda-feira (01), cerca de 6.000 m³ de oxigênio líquido para auxiliar na recuperação de pacientes com covid-19. O transporte foi realizado em um voo entre Belém e Manaus.
O avião cargueiro KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou um isotanque de 17 toneladas em um intervalo de duas horas. A operação demoraria, aproximadamente, seis dias caso fosse realizada por embarcação.
O transporte da carga foi coordenado pelos ministérios da Saúde, da Defesa e pela empresa White Martins, com apoio da Embraer. Antes do envio, foram realizados estudos para atestar a segurança e certificar que a aeronave estava capacitada para fazer a operação.
O oxigênio foi resfriado a 186º C e transportado na forma líquida. Considerando as perdas durante o trajeto, a carga levada a Manaus é capaz de abastecer 580 cilindros de oxigênio gasoso de tamanho padrão.
A viabilização do transporte aéreo pode permitir que o Amazonas receba até seis mil m³ de oxigênio líquido por dia, de acordo com a disponibilidade da aeronave e demais questões logísticas.