Um total de 8 mil vagas para vacinação contra a covid-19 serão abertas para agendamento a partir das 11 horas desta sexta-feira (07), em Cariacica. As doses são do imunizante Astrazeneca e serão aplicadas durante um mutirão, que será realizado neste sábado (08).
As doses são destinadas aos seguintes públicos: primeira dose para pessoas com comorbidades listadas na fase 2, com 50 anos ou mais. Também vão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose.
“Utilizaremos todos nossos recursos para promover um grande dia de vacinação com o intuito de acelerar a imunização no município. Iremos bater o nosso recorde de vacinação em um único dia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Roberta Goltara.
Para receber a vacina, os pacientes com comorbidades devem levar laudo médico, declaração do enfermeiro ou receita médica de medicação prescrita. Esses documentos podem ser dos últimos 3 anos e serão retidos no ato da vacinação.
Quem pode vacinar
Os aptos a serem vacinados nesta etapa são pessoas com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19.
Também serão vacinadas nesta fase gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Confira a lista das comorbidades
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Cirrose hepática
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Locais
O mutirão deste sábado acontece em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Colégio Lusíadas, Sesi de Porto de Santana, faculdade Multivix e Centro de Especialidades Odontológicas.
As UBS que vão participar do mutirão são Itaquari, Flexal, São Francisco, Cariacica Sede, Morada de Santa Fé, Rio Marinho, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha, Oriente, Operário, Santa Bárbara, Bela Aurora, Porto de Santana, Bela Vista, Campo Verde, Novo Brasil, Itapemirim, Padre Gabriel, Santa Luzia, Santana, Sotelândia e Valparaíso.
A abertura de novos agendamentos para quem está esperando a segunda dose da Coronavac depende das liberação de novas doses pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).