O prefeito de Cariacica, Juninho (PPS) falou, na manhã desta quinta-feira (16), sobre a implantação do projeto-piloto do Ministério da Justiça e Segurança Pública no município.
Segundo Juninho, 16 bairros de Cariacica receberão o projeto, que conta com a presença de tropas da Força Nacional, além de ações integradas das polícias e outras medidas de caráter social. O prefeito afirmou que “Os bairros vão desde Flexal I até Jardim Botânico. Eles foram escolhidos seguindo o índice do programa Estado Presente”.
Questionado se o projeto poderá ser estendido para outros bairros, Juninho disse que a necessidade será avaliada ao longo da implantação do projeto. “O projeto-piloto tem 4 meses duração. Uma possível expansão só será avaliada depois desse período”, disse.
No total, 100 homens policiais, sendo 20 civis e 80 militares, vão reforçar a segurança em Cariacica. A previsão, de acordo com o prefeito, é que o planejamento seja realizado até 28 de junho, e que o projeto tenha início na primeira semana de julho.
Segundo o prefeito, a atuação das forças do Governo Federal segue o protocolo do projeto-piloto do Ministério da Justiça e Segurança. “Aqui no estado, esse esforço policial será somado ao trabalho que já temos com policiais daqui e, claro, vão respeitar a realidade local, mas todo o comando segue o protocolo deles (governo federal)”, disse.
Alto índice de violência
Com 63 homicídios registrados de janeiro a abril deste ano, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Cariacica foi escolhida com outras cinco cidades em todo o país para receber o projeto do Governo Federal. As outras cidades são Ananindeua (PA), Goiânia (PA), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que o projeto é uma reação do governo às estatísticas sobre violência no Brasil.”É um projeto da União, no sentido de que ela envolve tanto o Governo Federal, como o Governo Estadual e o município escolhido para a realização desse projeto. Se o projeto-piloto for bem sucedido, isso vai ser expandido para outros municípios durante esse governo”, explicou o ministro Sérgio Moro.